Para que possamos começar o jogo precisamos aprender como movimentar cada peça que são:
Peões ; Que move-se sempre para frente podendo na saída sair uma ou duas casa e para capturar a peça do oponente sempre na diagonal que em alguns casos pode ter duas peças em suas diagonais formando assim o que chamamos de garfo.
O peão é a peça mais fraca do jogo porém não menos importante, contém 8 peças e pode-se chegar com os mesmos na ultima casa e promover a peça a qualquer peça do jogo por isso a tal importância.

Bispos: Essa peça é muito importante tanto quanto um cavalo porém pode ser muito forte em certas ocasiões até mais que a torre e em outras limitadas como um peão porque como só se deslocam no tabuleiro em diagonal para que seja muito forte é necessário esta no meio do tabuleiro assim como o cavalo e se tiver acompanhado de um ou dois peões só sairá de lá com uma troca de peças. É muito eficaz em final de jogo para capturar peões e dar o cheque mate acompanhado com outra peça como torre ou rainha.


Rei: Também move-se em retas e diagonais porém somente em uma em uma casa e se perder o rei perde-se o jogo é a peça mais importante do tabuleiro
Resumo: Em um jogo de xadrez quanto maior o numero de peças no meio do tabuleiro mais será sua chances de adquirir vantagens no jogo como ganho de peças ou posições estratégicas para um futuro cheque mate o desenvolvimento de peças importantes como cavalos, bispos e rainha é fundamental para inicio de batalha com a ajuda dos peões minando a força do oponente até chegar a vitória o desenvolvimento de estratégia somente vira com a prática que se adquiri ao longo do tempo. Bom jogo!