sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O uso sadio do celular na escola

Recentemente li um Artigo onde a Unesco recomenda o uso do telefone celular na escola, como ferramenta de aprendizado, sendo indicado com políticas públicas na utilização do celular em sala de aula. Recomendando o incentivo do uso das tecnologias móveis em atividades curriculares, dentro do período máximo de três horas diárias, como menciono no meu outro artigo” o Celular na vida dos jovens e as crianças”

. Isso pode significar tanto criar políticas novas ou ainda atualizar políticas que foram criadas no momento em que as tecnologias móveis foram lançadas e não eram tão acessíveis as normas criadas devem estar em consenso com o que existe no campo da tecnologia da informação indica a Unesco.
 “Isso faz com que muitas oportunidades educacionais se percam, especialmente no ensino médio, época em que o aluno já está ligado e nas redes. “O Artigo menciona que os professores precisam serem treinados para fazer uso dessa ferramenta porque no nosso Brasil os professores ainda têm restrição do uso do celular dentro do cronograma de ensino, devido à resistência no uso de novas tecnologias e muitos professores ainda mandão seus alunos desligarem o celular por não estarem habituados ao uso do celular até mesmo em seu cotidiano quanto mais como método de ensino.
A Unesco recomenda e propõem à criação de aplicativos pertinentes a educação e uso salutar do celular na escola. Baseado no que a Unesco recomenda, os representantes das instituições de ensino em todo o país poderão utilizar todos recursos disponíveis que os dispositivos móveis pode trazer no aprendizado dentro da escola.

Fazer vista grossa do uso do celular pelos alunos pois o mesmo se tornou algo imprescindível no cotidiano das pessoas é como a carteira de identidade está o tempo todo com a gente e também com os alunos por isso é melhor aceita-lo como ferramenta educativa do que marginaliza-lo e perder a oportunidade de utilizar toda a tecnologia embutida nos dispositivos como fonte de aprendizado e um aprendizado ininterrupto pois onde o aluno estiver ele pode estar aprendendo com aplicativos educacionais, pois, a tecnologia dos celulares chegou em nossas vidas para não mais sair e não fazer uso de todos esses recursos é ficar no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário