sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Os super. Alimentos


Venho indicar para nossa alimentação os super. Alimentos, o Site guia de nutrição, coloca 32 nesta lista a seguir e eu acrescento nessa lista o alho e o gengibre confira a lista:   
·         Açaí – alimento aliado do coração. É capaz de diminuir os índices ruins do mau colesterol. Deve ser consumido puro,
·         Quinoa – possui as mesmas proteínas do leite materno. É considerado o mais nutritivo dos vegetais. Fonte de proteínas e minerais. A quinoa reduz os índices do colesterol ruim e dos triglicérides, evitando problemas cardiovasculares.
·         Cacau – o chocolate cru é super saudável, e evita o envelhecimento celular. Só que é preciso cuidado. O cacau é um produto muito calórico.
·         Chocolate amargo – é mais saudável que os outros tipos de chocolate. Rico em antioxidantes (combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, e reduz os riscos de problemas cardíacos e derrames). O chocolate amargo deve ter pelo menos 70% de cacau. Deve-se comer um quadradinho por dia.
·         Castanha do Brasil – alimento que combate o estresse e a perda de memória. No entanto, não se pode comer castanha em excesso, pois ela contém selênio. Quando ingerido em excesso, o selênio é tóxico. Deve-se comer uma castanha por dia.
·         Salmão – contém ômega 3, substância considerada amiga do coração e do bom humor, pois combate à depressão. Alimentos com ômega 3 também protegem o organismo contra doenças degenerativas, como Alzheimer, e ainda combate o câncer. O salmão também contém vitamina D.
·         Aveia – importante no controle do mau colesterol e no controle de peso, pois devido à presença de fibras solúveis e insolúveis, a aveia confere sensação de saciedade, e a pessoa demora mais tempo para sentir fome. A aveia pode ser utilizada para preparar bolos, mingaus, sopas, ou para ser misturada a frutas e outros alimentos.
·         Batata doce – rico em antioxidantes, carboidratos, fibras, vitaminas, manganês e potássio. Pode ser usada em pratos doces ou salgados. Fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado durante o verão.
·         Inhame – fonte de proteínas, potássio e fósforo, carboidratos e fibras. Atua na prevenção de doenças como artrite, osteoroporose e cálculos renais.
·         Acelga – fonte de vitamina A, B e C. Come-se as folhas e os talos. As folhas ajudam a manter o bom funcionamento cerebral. Pode ser consumida crua, cozida ou refogada com azeite e óleo.
·         Azeite de oliva – o consumo do óleo combate o mal de Alzheimer e a confusão mental. Evita o acúmulo de gordura, que provoca doenças cardiovasculares e diabetes, combate a osteoporose e inflamações. A manteiga no pão pode ser substituída por um fio de azeite. Basta duas colheres de sopa por dia.

·         Lentilha – rica em proteína vegetal. Alto teor de fibras, ferro e vitaminas. Possui pouca gordura. Ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos.
·         Soja – o grão é rico em proteína vegetal. O consumo está associado ao combate ao câncer, obesidade e diabetes, e ainda à osteoporose após a menopausa.
·         Melancia – pouco calórica. Confere sensação de saciedade. Contém vitaminas A e C. Importante fonte de licopeno, um antioxidante que ajuda o corpo a combater doenças, como o câncer.
·         Kiwi – tem efeito anti-inflamatório, antioxidante, anticancerígeno e laxativo. Fonte de vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras. Melhora o sistema imunológico, auxilia a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, colabora para a saúde cardíaca.
·         Framboesa – possui vitaminas A, C, B1 (tiamina) e B5 (niacina), sais minerais como ferro, fósforo e cálcio e fibras. Contém elagitanina, uma versão de antioxidante que combate o câncer.
·         Abacate – rico em gordura monoinsaturada (gordura do bem). Pode ajudar na manutenção ou perda de peso e na redução do colesterol e triglicérides. Contém ainda potássio, magnésio, ácido fólico, proteínas e as vitaminas B6, E e K. Como é muito calórico, o ideal é comer somente metade de um abacate diariamente.
·         Uva-passa – contém fibras, sais minerais como fósforo, ferro, cálcio e potássio e vitaminas do complexo B. Fonte de carboidratos. Atua na prevenção de doenças crônicas degenerativas e de doenças do envelhecimento e na prevenção e na diminuição da perda óssea após a menopausa.
·         Brócolis – rico em vitaminas A e C, fibras, ácido fólico, cálcio, ferro, potássio. Contém propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.
·         Espinafre – folhas são ricas em vitaminas A, C e K e também luteína, importante para boa saúde dos olhos.
·         Tomate – rico em licopeno ao organismo (agente antioxidante e anticancerígeno). Combate os radicais livres, retardando o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Contém vitamina A, do complexo B e C e sais minerais (cálcio, potássio e ácido fólico).
·         Chá verde – desintoxica, acelera o metabolismo e queima gordura. Atua no combate ao câncer, doenças cardíacas, diabetes e derrames. Ajuda a emagrecer pois acelera o metabolismo.
·         Amêndoas – ajuda a emagrecer se ingerida com moderação. Reduz o mau colesterol.
·         Nozes – rica em fibras, proteínas, vitaminas, minerais, gorduras poli-insaturadas, como o ômega 6, que ajudam a manter o colesterol bom (HDL). Melhora o sono, previne doenças cardíacas e câncer, combate o estresse. Deve-se ingerir seis nozes por dia.
·         Leite orgânico – rico em antioxidantes, vitaminas, carotenóides e ácidos graxos (ômega 3 e gordura poli-insaturada). Ajuda no combate ao câncer e aos problemas cardíacos.
·         Iogurte grego – fonte de proteína dietética, cálcio, mas contém gordura saturada (não é saudável), por isso procure iogurte grego feito com leite desnatado ou de baixa gordura.
·         Cogumelos – há várias espécies de cogumelo. Contêm fibras, vitaminas do complexo B, ácido fólico. Auxilia no funcionamento do intestino, controla o colesterol e favorece o emagrecimento (reduz a absorção de gordura e promove saciedade).
·         Feijões vermelhos – ricos em substâncias antioxidantes. Contém proteínas, minerais, ácido fólico e fibras que ajudam o corpo a queimar gordura e conferem sensação de saciedade.
·         Ovos – ricos em proteína, vitamina A e D e colina, ferro, zinco e ácido fólico. Atuam na manutenção da força muscular e redução da perda de massa muscular, na manutenção da estrutura das membranas celulares e na prevenção da degeneração dos olhos.
·         Sementes de abóbora – ricas em ácidos graxos mono e poli-insaturados, vitaminas A, E e do complexo B, fibras e minerais como zinco, magnésio e potássio. Atua na redução do colesterol, na proteção dos ossos e no emagrecimento.
·         Cerejas – fonte de lipídeos. Contém cálcio, carboidratos, vitaminas A, B1, B2, C, fósforo, ferro, niacina e flavonóides. Possui propriedade antioxidante.
·         Mirtilos – contém vitamina C e E, além de fibras. Possui agente antioxidante, combatendo o envelhecimento. Protege o coração e pode ajudar a controlar a pressão arterial.
Maca peruana – é como um rabanete. Retarda o envelhecimento, fortifica os ossos e aumenta o desejo sexual. É mais consumido em forma de suco ou coquetel.
Fonte Guia de nutrição
http://www.guiadenutricao.com.br/o-que-sao-os-super-alimentos/
Alho - ajuda a reduzir a pressão arterial, graças a estimulação da produção de ácido sulfídrico, o qual relaxa os vasos sanguíneos e melhora o fluxo de sangue no organismo. Além do mais, ajuda a prevenir e reduzir o enrijecimento das artérias, algo que se ocorrer pode dificultar a circulação sanguínea. (Fonte: melhorcomsaude.com)


·     Gengibre - serve para ajudar a emagrecer e também no tratamento de má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite. (Fonte: tuasaude.com) Envie seu comentário ou sua crítica para que eu possa melhorar os artigos



Nenhum comentário:

Postar um comentário