segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Meu Pé esquerdo

Bom nesse artigo eu quero passar um pouco da visão de um portador de deficiência sobre suas dificuldades no dia-a-dia, porque para quem não têm deficiência nunca terá a ideia dessas dificuldades. O título é sobre o pé mas falarei sobre a dificuldade de sobreviver com apenas um dos braços e uma das pernas funcionando.
A minha maior dificuldade é para andar de chinelos porque, os meus dedos não têm movimento nenhum e principalmente os dedos dos pés eu coloco o chinelo no pé e arrasto ele no chão para que ele continue entre o dedão e o 2º dedo, mas não tenho firmeza nenhuma  e por exemplo ao subir uma escada o meu chinelo sempre cai do pé, também devido a não ter movimento na mão esquerda eu não consigo amarrar os cadarços do tênis ou sapato mesmo assim, sempre que saio de casa eu prefiro um tênis ou um sapato para não precisar arrastar o pé, costumo dizer que meu pé esquerdo é como uma prótese natural porque do joelho pra baixo não tenho nenhum movimento apenas aprendi a jogar a perna e com a planta do pé no chão me equilibro e em algumas ocasiões arrasto a ponta do pé no chão, então não tenho o movimento de equilíbrio nesse pé, movimento de impulsão nem se fala, sobre o braço a dificuldade é ainda maior porque tive que aprender a fazer tudo com uma das mãos e tudo teve que passar por adaptações e apesar de todas essas dificuldades que estou aqui dividindo com vocês, Deus me deu a oportunidade de ser atleta paraolímpico em duas paraolimpíadas, Atlanta- USA -1996 e Sidney – Austrália – 2000, como jogador de futebol de sete. Uma das coisas que tive desde pequeno foi a garra de lutar e nunca desistir de nada logo, após ao meu atropelamento aos sete anos onde já contei em "Minha história” nesse mesmo blog, eu disse ao meu pai que meu sonho era ser jogador de futebol e meu pai cortou o meu barato, sendo realista devido a minha condição física, a partir daquele momento, mas quis Deus que eu fosse jogador de futebol paraolímpico e com as minhas conquistas no esporte Ele me proporcionou minha casa própria que fatalmente não conseguiria se não tivesse está carreira de onze anos no esporte paraolímpico comecei em Outubro de 1995 e encerrei em maio de 2004.


Tudo que eu trago nesses relatos é que na vida podemos ter dificuldades momentâneas ou até de anos, como foi meu caso, mais que com persistência e luta podemos vencer as dificuldades, vão aparecer mais os obstáculos porém são feitos para que, primeiramente demos graças a Deus e para que as conquistas sejam motivos de jubilo e alegria e a vida tenha mais sentido e que nada neste mundo pode nos fazer desistir dos nossos sonhos. Gostou do meu artigo então mande uma mensagem pra mim   Envie seu comentário ou sua crítica para que eu possa melhorar os artigos     

4 comentários:

  1. João as dificuldades existem , mas como bem salientado por vc são degraus que nos motivam a prosseguir !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Joãozinho, A sua história de superação é um exemplo para todos nós. Ao ver seu relato, recordo do orgulho que senti ao te ver treinando na equipe brasileira de futebol sete que esteve no centro de treinamento em Manaus _ 1996. Ali estava um jovem que muito cedo teve que mostrar para si próprio que a forca de vontade e determinação sao capazes de vencer barreiras e superar obstaculos. Que a sua vitoria pessoal sirva de referencia para todos, portadores de deficiencia ou não na busca de seus objetivos por uma vida melhor e com mais qualidade. Waldo Aires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é verdade meu querido primo superação foi minha maior conquista tudo vem dessa força interior que é Dom de Deus!
      um grande abraço ! meu querido e amado Waldo.

      Excluir